25/09/2008
Dicas II
Durante todo o trajeto eu pude usar algumas vezes a Carteirinha Internacional do Estudante, porém também levei a carteirinha de alberguista, mas de nada me adiantou.
Ou seja, se for viajar por lá não se preocupe em fazer a de alberguista. Será dinheiro jogado fora.
21/09/2008
Costa Rica - San José
+
Enquanto esperávamos, conheci um Venezuelano que estava fazendo doutorado na Alemanha. Vivia em Berlim a dois anos e estava viajando pelas capitais da América Central para colher as informações necessárias para sua tese - mais tarde reencontrei-o em El Salvador, na rodoviária, um total acaso.
Uma coisa interessante dessa viagem é que você reencontra caras conhecidas. Pois todos fazem, em parte, o mesmo caminho. Seja subindo ou descendo o trajeto.
Cheguei a San José. Era a tarde e estava chovendo. Peguei um taxi até o albergue. Conversando com o taxista ele me contou um pouco da cidade. Mostrou-me a "calle de los drogaditos”, onde ficam pessoas marginalizadas. Disse-me que há muito crack no país e não recomenda passar por ali. A capital parece uma cidade mediana do Brasil. Poucos prédios, muitas casas.

Se não fosse a chuva teria dado uma volta, mas acabei ficando no albergue, que por sinal era bem interessante! Tinha internet e piscina. Pena que estava chovendo.
Costa Rica Backpackers
- U$16
(esse sim foi o albergue mais caro, mas pois não aceitaram minha carteirinha de estudante, porque era nacional, mas tem desconto); - Internet grátis;
- Boa localização;
- Piscina;
- Café da manhã (se eu não me engano)
http://www.costaricabackpackers.com/
+
Arrisquei fazer minhas gracinhas e trocadilhos, mas em espanhol, uhauhauhauhuahau, e deu certo! Falei sobre hora, porque estava muito atrasado. Saímos de lá só 9h40.
Horários de Autobuses
San José para outras regiões
Um fato muito engraçado: Descobri que tem diferença no fuso horário do Panamá para a Costa Rica de 1h! UAHUHAUHAUHAUA Eu é que estava errado o tempo todo!!!!
No ônibus sentou ao meu lado uma mulher dos seus 40 anos. Conversei com ela durante a viagem. Ela me contou que era da Nicarágua. Mas que veio apra cá ainda jovem, por causa da guerra (como uma ditadura) que ocorreu em seu país. Nem lembrava mais como era e por causa de uma vida trabalhando, nunca teve tempo de voltar. Tinha 2 filhos, já nascidos na Costa Rica. A senhora e o casal saltaram em San Carlos e eu continuei até La Fortuna.
18/09/2008
Panamá


12/09/2008
Brasil x Panamá - A Partida

A viagem foi tranquila, exceto por 3 cubanos e 2 brasileiros que estavam a nossa frente. Enquanto intercalávamos entre conversas e cochilos, eles bebiam whisky e não paravam de falar. Toda hora que me mexia e acabava acordando, por causa do barulho. Tinha um cubano que parecia estar olhando para nós o tempo todo. Achei que fosse impressão minha, mas depois quando o falatório se tornou mais intenso e não conseguíamos mais dormir, comentamos sobre e tiramos a mesma conclusão. Ela disse que estava com medo do cara!

Depois de muitos minutos, me despedi. Sabia que essa seria a primeira de uma série de amizades que ainda faria. Inseguro por estar num país diferente, sozinho e que não dominava a língua; segui meu caminho.
10/09/2008
Mochilão América Central e México - O Trajeto

04/09/2008
Dicas I
1. Procure passagens com antecedência
Se não for possível - como é sempre o meu caso - procure em sites que buscam passagens de diferentes empresas ao mesmo tempo, te indicando as mais baratas. Ex: www.submarinoviagens.com.br
2. Seja flexível
Na hora da busca, modifique a data. Por exemplo, às vezes no dia 2 é mais caro que no dia 3, ou também não tem mais assentos no dia 10, mas tem no dia 8.
O Antes
+
Agora você deve estar se perguntando: “What the F..?” hahaha! Perguntando por quê estou contando sobre minha vida? Você diria: -“To c...ando um balde! Quero saber da viagem!”, mas exatamente por isso que contei. Como diria uma amiga: “Mato dois coelhos com uma caixa d’água só!!”, pois assim explico porquê “sumi do mundo”: da vida social com os amigos e sobre a viagem.
Da vida social acredito que já tenha explicado. Agora vou contar o por quê da viagem. Já estava pensando em viajar quando terminasse a facul, mas não sabia pra onde. Pensei em ir para os Estados Unidos, Canadá ou Antártida...(não estou brincando!), mas nada certo. Em junho, já quase terminando a monografia, se eu não me engano era dia 14, decidi do nada ir para América Central. Claro que não sou completamente louco! Sou um louco que economiza. Não sei pra quê?! Mas numa decisão como essa ou numa oportunidade que apareça, é possível fazer. Não ter vida social durante o primeiro semestre ajudou bastante – fato!
Como decidi viajar durante toda as minhas férias, calculei mais ou menos e vi que não daria tempo de voltar para o Panamá de busun. Como eu iria até o México, tive que procurar mais uma passagem de avião, só de ida, do meu ponto final para o Panamá. Mais uma vez pesquisei e encontrei. Escolhi um lugar que fosse perto do caminho que mais ou menos faria, que não fosse tão cansativo para chegar e que sobrasse tempo para aproveitar cada lugar que conhecesse. Decidi que pegaria o vôo de volta em Cancún.
02/09/2008
Apresentação
