Ao sair do aeroporto, lá estava eu, literalmente sozinho no mundo. Procurei saber como pegaria um taxi para o meu endereço. Perguntei qual a forma mais barata. Descobri que em qualquer aeroporto o jeito é pegar um taxi, mas me disseram para pegar o taxi colectivo, pois sairia mais barato, porque divide com outras pessoas. Saiu por 11 dólares até o meu destino (sendo que na volta do méxico me cobraram 16).
No taxi fiz amizades. Cheguei no albergue, diferente do que eu havia feito a reserva e confirmado ainda no Brasil. Pois o colombiano, que conheci no taxi, me disse que o outro bairro que ficaria não era muito bom. Cheguei na cara e na coragem e por sorte tinha vaga. Foi o albergue mais caro que fiquei na viagem inteira - U$14,30. Tinha café da manhã, internet, quarto com ar condicionado
Hostel El Carmen
U$14,30
Café da manhã
Internet,
Dormitórios mistos c/ ar condicionado
Localização: Razoável (ônibus fácil)

Pelo o que eu observei, o Panamá é um país não muito interessante. Pelo menos a Capital. O trânsito caótico, ônibus antigos, as pessoas não são muito simpáticas – principalmente os motoristas dos ônibus, incapazes de dar um buenos días. A primeira impressão que tive foi péssima. Grande diferença na distribuição de renda. Lugares bonitos, cassinos e outros lugares não muito agradáveis. Na verdade nada diferente das grandes cidades na América Latina inteira, quiçá, do mundo.
A capital, única cidade que estive durante minha estadia nesse país, não tem muitos atrativos. Além de ser tudo em dólar americano ou Balboa, a moeda local em que a proporção é de 1x1. Apenas o Canal chega a ser perto de interessante. A esclusa mais próxima é a de Miraflores. Você pode ir de ônibus até o terminal e pegar um outro que o deixará na entrada do Canal. Terá que andar um pouco (cerca de 1km) até o museu de onde apreciará a passagem de grandes navios. Há uma narração em espanhol e em inglês enquanto assiste. Tem um filme com sessões intercaladas a cada meia hora também nos dois idiomas. A entrada é de US10, mas estudante paga meia (carteirinha de estudante internacional). Se não quiser assistir o filme paga U$7 e 3,50(meia). O horário de funcionamento é de 9h às 17h. Ah, e os ônibus urbanos, que são caquéticos, mas custam U$0,75!

Outra opção na cidade é a parte antiga chamada de Casco Viejo. Arquitetura antiga, prédios e igrejas. Para início de viagem e não sabia o que estava pro vir, então apreciei. Não me senti tão seguro em nenhum momento em que estive passeando. Acredito que era a minha insegurança de estar fazendo tudo sozinho. Mas também a neura de morar no Rio e ficar com o radar ligado 24h por dia. “Para malandragem alheia, carioca é safo”.
Fiquei 3 dias no país. Um dia antes de viajar comprei a minha passagem para o próximo país, Costa Rica. Eu teria ido embora no segundo dia, mas me dei a chance de conhecer novas pessoas e valeu a pena.
A distância entre Panamá e San José, Costa Rica, pelo meus cálculos são mais ou menos uns 800km. Pois foram 12h de viagem e mais 3h na fronteira. A passagem custou U$ 25. Sinceramente não achei caro (caro é Rio - São Paulo, que são 5h e custa 50 reais!).
Um site muito bom da empresa que peguei é esse: http://www.ticabus.com/
Tem todos os horários e preços para praticamente todos os países da América Central. Desde o Panamá até o México.
2 comentários:
Adooooro! ahahahahah! Tá add aqui! :)
Bjs
yMe diz, você tem passe livre para todos esses países de onibus??
Postar um comentário