21/09/2008

Costa Rica - San José

Costa Rica é um país que não tem exército. Na verdade é um parque temático dos EUA. Acho que esse foi um dos motivos de esperarmos tanto na fronteira. Como é um trabalho burocrático, só começou às 7h da manhã, sendo que estávamos lá desde as 5h30.
+
Enquanto esperávamos, conheci um Venezuelano que estava fazendo doutorado na Alemanha. Vivia em Berlim a dois anos e estava viajando pelas capitais da América Central para colher as informações necessárias para sua tese - mais tarde reencontrei-o em El Salvador, na rodoviária, um total acaso.

Uma coisa interessante dessa viagem é que você reencontra caras conhecidas. Pois todos fazem, em parte, o mesmo caminho. Seja subindo ou descendo o trajeto.

Cheguei a San José. Era a tarde e estava chovendo. Peguei um taxi até o albergue. Conversando com o taxista ele me contou um pouco da cidade. Mostrou-me a "calle de los drogaditos”, onde ficam pessoas marginalizadas. Disse-me que há muito crack no país e não recomenda passar por ali. A capital parece uma cidade mediana do Brasil. Poucos prédios, muitas casas.


Se não fosse a chuva teria dado uma volta, mas acabei ficando no albergue, que por sinal era bem interessante! Tinha internet e piscina. Pena que estava chovendo.


Costa Rica Backpackers

  • U$16
    (esse sim foi o albergue mais caro, mas pois não aceitaram minha carteirinha de estudante, porque era nacional, mas tem desconto);
  • Internet grátis;
  • Boa localização;
  • Piscina;
  • Café da manhã (se eu não me engano)

http://www.costaricabackpackers.com/

Uma coisa interessante: no meio do ano não é verão na América Central. Eles chamam de estação das chuvas. Eu imaginava que como o mundo é dividido em polo norte e sul, e aqui no Brasil é inverno, logo, acima da linha do equador seria verão. Mas não me liguei em uma coisa, o eixo da Terra é inclinado, então não tem uma divisão certa. Ok! Só sei que que lá tem a estação das chuvas e estação das secas. Pois é próximo a linha do Equador e acaba que não tem as quatro estações.
+
Na manhã seguinte peguei um ônibus para La Fortuna, uma cidade mais ao norte, em direção à Nicaragua. Cheguei no “terminal de buses” às 8h, pois o ônibus estava marcado para às 8h40. Como não havia ninguém na rodoviária, aproveitei para tomar meu café da manhã. Havia um cheiro connhecido do ar. Quando percebi, vi que o café da manhã deles era arroz, feijão e carne. Isso mesmo! Nunca imaginei. Na verdade em toda América Central é muito comum comer arroz com feijão (é um pouco diferente, como se fossem misturados, eles chamam de “gallo pinto”.

Deu 8h40 e não havia nenhum ônibus e pouquíssimas pessoas. Nem o ônibus tinha chegado. Achei estranho. Aos poucos foi chegando mais gente. Pessoas que estavam no mesmo albergue que eu. Chegou um casal de meia idade, cerca de 50/60 anos, falantes (gosto muito de pessoas falantes e que não se importam com o que os outros vão dizer). É claro que puxei papo com eles. Os dois muito engraçados. Eles iam para San Carlos, uma cidade um pouco antes do meu paradeiro. Contaram-me que não gostavam de viajar de ônibus, pois achavam cansativo, mas eram obrigados porque no último final de semana sofreram um acidente de carro e este estava no concerto. Falaram que a estrada era um pouco perigosa, pois é apenas uma via de ida e outra de volta, mas sempre tem pessoas que acabam abusando o limite. Não o caso deles, pois outro carro que bateu neles.

Arrisquei fazer minhas gracinhas e trocadilhos, mas em espanhol, uhauhauhauhuahau, e deu certo! Falei sobre hora, porque estava muito atrasado. Saímos de lá só 9h40.

Horários de Autobuses
San José para outras regiões




Um fato muito engraçado:
Descobri que tem diferença no fuso horário do Panamá para a Costa Rica de 1h! UAHUHAUHAUHAUA Eu é que estava errado o tempo todo!!!!




No ônibus sentou ao meu lado uma mulher dos seus 40 anos. Conversei com ela durante a viagem. Ela me contou que era da Nicarágua. Mas que veio apra cá ainda jovem, por causa da guerra (como uma ditadura) que ocorreu em seu país. Nem lembrava mais como era e por causa de uma vida trabalhando, nunca teve tempo de voltar. Tinha 2 filhos, já nascidos na Costa Rica. A senhora e o casal saltaram em San Carlos e eu continuei até La Fortuna.

Nenhum comentário: